Pesquisar este blog

domingo, 8 de maio de 2011

Adolphe Ferriere

Adolphe Ferrière (nascido em 30 agosto 1879 em Genebra, faleceu em 16 junho 1960, em Genebra) é um professor suíço, um dos fundadores do movimento da educação nova.

Em 1921, fundou a Liga Internacional para a Nova Educação, que redigiu a Carta. O congresso deste campeonato até a Segunda Guerra Mundial encontra muitos educadores, incluindo: Maria Montessori , Freinet , Failly Gisele , Roger Cousinet .

Ele é listado como um dos 100 educadores mais famosos, pelo Bureau Internacional de Educação (IBE). O (IBE) é um centro especializado em educação, cujo objetivo é facilitar a oferta de uma educação de qualidade em todo o mundo.

Adolphe Ferrière foi um dos nomes mais expressivos do movimento da Educação Nova. Foi fundador do Bureau International d´Éducation Nouvelle (1899) e um dos fundadores, juntamente com Pierre Bovet e Edouard Claparède, do Institut Jean Jacques Rousseau (1912), em Genève. Ajudou a criar, em 1921, durante o I Congrès Internacional de l´Éducation Nouvelle, em Calais, na França, a Ligue Internacional pour l`Éducation Nouvelle. Foi, durante muito tempo, diretor e colaborador da revista da Ligue, Pour l´ere nouvelle. Esteve, também, a frente dos trabalhos do Bureau Internacional d´Éducation (criado em 1925). Ficou conhecido, ainda, por ser o redator dos 30 pontos da Educação Nova, publicado pela primeira vez no livro de Faria Vasconcelos, Une École Nouvelle em Bélgique (1915).



Escritor de vários ensaios sobre a Escola Ativa, Ferrière foi, sem dúvida, um sujeito polêmico, crítico da escola de seu tempo e, também, convicto defensor dos princípios da Escola Ativa. Foi chamado de profeta da Educação Nova, de advogado entusiasta da Pedagogia Funcional (Émile Planchard no Prefácio da tradução portuguesa de A Escola Activa, 1965), de apóstolo convencido e incansável, mais fascinante filósofo da educação renovada (Lourenço Filho na apresentação da edição brasileira de A lei biogenetica e a Escola Activa, 1929), de grande apóstolo da Educação Nova (António Sérgio no prefácio da obra Transformemos a escola, 1928). Ferrière foi, acima de tudo, um propagandista dos princípios da Escola Ativa.

Referências: www.anped.org.br/reunioes/25/elianeteresinhaperest02.rt; http://fr.wikipedia.org/wiki/Adolphe_Ferri%C3%A8re.


Postado por Ronei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário